Notícias

voltar

Cooperativa

40 anos de união

Publicada: 07/12/2017 - Fonte: CAAL

Em 6 de dezembro de 1977, nascia uma grande cooperativa, hoje uma das maiores cooperativas de arroz irrigado do Brasil. A história da CAAL se confunde com a história do cooperativismo em Alegrete, quando em 1949 um grupo de produtores fundou a Cooperativa Arrozeira Alegretense. Algum tempo depois, a Arrozeira Alegretense uniu-se à Cooperativa Orizícola Progresso que já havia incorporado a Cooperativa Tritícola.
Finalmente em 6 de dezembro de 1977, foi constituída a Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda. Em 1999, a CAAL incorporou a Cooperativa Rizícola Santa Terezinha tornando-se a única cooperativa de arroz do município de Alegrete.

Para celebrar esta história de união e agradecer os diversos públicos que compõem a grande família CAAL, o presidente José Alberto Pacheco Ramos e o vice-presidente Antônio Roberto Mendes Dalcin receberam centenas de convidados na noite de 02 de dezembro de 2017. Em um ambiente especialmente preparado para a festividade, associados, parceiros de negócio, autoridades e demais convidados brindaram a esta história que foi construída pelos pioneiros que acreditaram na união e tiveram a capacidade de pensar no coletivo antes das questões individuais.

Hoje, outras pessoas continuam a construir a trajetória iniciada pelos fundadores desta cooperativa. Muitos tiveram seus pais e avós como associados, conselheiros ou dirigentes das cooperativas que originaram a CAAL ou até mesmo assinaram a ata de fundação desta cooperativa.

Toda a história tem seu começo. E com certeza os primeiros passos são sempre os mais difíceis. Abrir caminho demanda um esforço enorme, dedicação e muito desprendimento. Exercer o desprendimento é abrir mão de algo, com a certeza de estar contribuindo para a construção do bem maior. Existe uma pessoa que protagonizou o capítulo inicial desta trajetória e, além de ser parte importante da história, é um exemplo para o cooperativismo. Por esse motivo o Sr. Raul Englert recebeu uma homenagem especial dos 40 anos da CAAL,

Esta história de 40 anos de união também se tornou possível graças às pessoas que fazem o dia a dia da CAAL acontecer. 24 horas por dia centenas de pessoas dedicam o seu tempo e suas vocações para fazer uma cooperativa cada vez maior e melhor. Nestes 40 anos muitas pessoas deixaram suas marcas pelos corredores e setores das diversas unidades de Negócio. Em reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados e como forma de homenagear a todos os funcionários, o contador da CAAL, Donel Hipólito Zinelli da Costa recebeu uma homenagem especial pelos seus 35 anos de bons serviços prestados ao cooperativismo.

As obras de arte com as quais Sr. Raul Englert e Donel receberam a homenagem foram esculpidas pelo artista plástico alegretense Derli Chapéu Preto, um dos tantos talentos alegretenses.

A CAAL é formada por diversas famílias que têm contribuído para o engrandecimento desta instituição. A família Ereno é uma destas famílias que acompanham a CAAL desde a sua fundação. Para enriquecer a noite e contar um pouco de sua história de vida ligada ao cooperativismo e à CAAL o Sr. Leonir Ereno explanou sobre sua trajetória e de sua família desde a fundação da cooperativa.

Uma organização não existe sozinha. Muitos parceiros são importantes nesta caminhada. E, assim como a CAAL reconhece e homenageia as pessoas importantes, também é homenageada pelas entidades representativas, organizações e cooperativas parceiras, todos muito importantes na história da CAAL. Ocergs, Fearroz, Sicredi Pampa Gaúcho, Plano Saúde Rural, Banco Bradesco, SLC Alimentos, Pró-Terra, Albaruska prestaram uma homenagem aos 40 anos da CAAL, saudando associados, funcionários e comunidade alegretense pela data histórica.

O serviço foi uma união de esforços que reforçou o slogan comemorativo dos 40 anos da CAAL. O buffet quente foi carinhosamente preparado pela já famosa panela campeira da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, uma turma que, além do trabalho incansável, oferece um tempero que só eles sabem fazer, valorizando o principal produto da região, o arroz. A CAAL reconhece e agrade aos companheiros da Panela Campeira. O Buffet de saladas foi preparado pela equipe de cozinha da CAAL, pessoas que no dia a dia ajudam a alimentar a força de trabalho da CAAL e nos eventos demonstra toda sua capacidade culinária, principalmente com o saboroso indispensável arroz com leite.

Para animar o jantar o cantor e compositor alegretense apresentou um show de muita qualidade, com músicas de vários estilos.

Para encerrar a festa, um belo espetáculo de fogos de artifícios encantou os presentes, certamente um momento inesquecível para as pessoas que fazem esta cooperativa acontecer.

 

voltar