Notícias

voltar

Cooperativismo

CAAL, Irgovel e RiceBran apresentam estrutura para estabilização de farelo de arroz

Publicada: 11/04/2016 - Fonte: CAAL

Quase um ano depois da assinatura do contrato e apresentação do projeto de instalação de uma planta de estabilização de farelo, a CAAL e a Irgovel fizeram a apresentação oficial deste importante investimento para as duas empresas, nesta sexta-feira, 8 de abril de 2016.


Na estrutura instalada é processado o farelo de arroz que anteriormente era destinado in natura para a Irgovel. A partir de agora o farelo de arroz terá um prazo útil maior, ao contrário de antes do processo de estabilização que limitava a vida útil devido a uma enzima chamada lipase, que se não for desativada leva a uma rápida deterioração do produto. Por essa razão a CAAL e a Irgovel estabeleceram esta parceria instalando um equipamento especializado desenvolvido pela RiceBran Technologies, uma empresa baseada nos Estados Unidos, que é parceira da Irgovel.


Esta parceria que produz o farelo estabilizado inclui uma tecnologia proprietária usada para desativar a "lipase", a enzima citada acima. Esse fator agrega valor ao farelo vendido pela CAAL e vai melhorar significativamente a eficiência de extração de óleo de arroz e a qualidade deste na Irgovel.

Para a apresentação da estrutura instalada no parque industrial da CAAL vieram representantes da Irgovel, Rice Bran e Cargill. Durante a manhã o vice-presidente da CAAL Antônio Roberto Mendes Dalcin e o gerente industrial Luiz Carlos Figueira acompanharam os visitantes pelas instalações da Unidade industrial apresentando os processos de beneficiamento do arroz mostrando os passos que o grão percorre até chegar ao farelo que passa pelo processo de estabilização.


Após a visita ao parque industrial e à entrega oficial das instalações o presidente da Irogvel João Eduardo Almeida (foto abaixo) salientou que esta unidade é considerada a melhor das instalações já montadas pela Irgovel, produzindo um farelo estabilizado de excelente qualidade que vai acrescentar qualidade ao produto e poderá gerar bons negócios a ambas parceiras.


Acompanhando os executivos da Irgovel estavam profissionais da Cargill, multinacional ligada ao agronegócio e faz a intermediação de negócios com farelo de arroz estabilizado, entre outros de seu portfólio.
Renato Janavicius Romero (à direita na foto abaixo), executivo de negócios internacionais da Cargill confidenciou que estava conhecendo o mundo do arroz e ficou com uma impressão bastante positiva dos processos de beneficiamento do arroz na CAAL e que existe um bom potencial para a colocação do produto (farelo de arroz estabilizado) no mercado da América do Sul.


Mikiniro Mashiko (foto abaixo) engenheiro de alimentos da Cargill em Tóquio, Japão, acompanhou seu colega brasileiro até a CAAL para também conhecer como funciona o beneficiamento e produção de arroz em terras gaúchas.  Mashiko experimentou em Alegrete a bebida típica dos gaúchos, o chimarrão e também teve uma opinião positiva sobre o que viu na CAAL.

Mashiko ressaltou que no Japão está se abrindo um mercado para o farelo de arroz estabilizado ser utilizado na fabricação de pães. Este tipo de pão com farelo é uma novidade recente naquele país e tem boas perspectivas para entrar no mercado nipônico. Atento a tudo e positivamente impressiado, Mashiko anotou tudo que julgou relevante, com informações do Cacaio (à direita na foto), gerente industrial da CAAL, sempre com tradução do João Eduardo (ao centro), presidente da Irgovel.

 

Ao despedirem-se, os visitantes, a diretoria e gerência da CAAL ficaram com a certeza de que o caminho para realizar bons negócios está pavimentado e a esta parceria com certeza renderá bons frutos a todos. Ao final foi oferecida uma lembrança aos convidados representando um brinde a este importante cereal que alimenta o mundo.


 

imagens
voltar