Notícias

voltar

Lavoura

CAAL começa a vender politubos para irrigação

Publicada: 08/06/2017 - Fonte: CAAL

Na noite desta quarta-feira, sete de junho, no auditório da CAAL foi apresentada ao quadro técnico e de vendas a mais recente novidade em tubos para irrigação. São os tubos produzidos e comercializados no Brasil pela Delta Plastic, multinacional com sede no Arkansas (EUA) onde irriga 2,3 milhões de hectares com politubos. No Brasil a Delta Plastics tem planta de fabricação em Pelotas (RS), operando desde 2013. O engenheiro agrônomo Julio de Assis Brasil Filho, representante técnico da companhia apresentou a empresa e o produto aos funcionários da CAAL Insumos, Caal Centro Comercial e Unitec CAAL.


Esta linha de produtos para irrigação será comercializada na CAAL Centro Comercial, mais especificamente na Seção de Peças, sendo vendido a balcão o tubo de condução que dispensa projeto técnico. Por sua vez os tubos de irrigação deverão ter acompanhamento técnico que será feito pela equipe técnica da Unitec CAAL. Porém, ambas as equipes poderão orientar o produtor no momento da venda, indicando a necessidade ou não de um especialista no momento da aquisição do produto.


Sobre a Delta Plastics
Delta Plastics é o maior fabricante e fornecedor mundial de mangueiras plásticas de irrigação e tem o compromisso de fornecer soluções eficientes de irrigação aos agricultores. Trata-se de um conceito de tecnologia, produtividade e responsabilidade com o meio ambiente. As mangueiras são 100% recicláveis, com diâmetros e espessuras variados, o que permite adequar e controlar de forma precisa a irrigação na lavoura de arroz e também de outras culturas.


​Com baixo custo de instalação e operação, este conceito permite um melhor custo-benefício, facilidade de manejo e potencial de redução do uso de água e energia.
Sobre o produto.
As pessoas ligada à produção de arroz sabem que a irrigação é uma das mais importantes práticas de manejo para garantir altas produtividades na lavoura. Atrasos ou irrigações mal feitas podem acarretar em prejuízos ao produtor, principalmente por perdas de nutrientes e baixa eficiência de herbicidas.


Segundo avaliações de quem utiliza a irrigação por politubos ou mangueiras plásticas, esta novidade pode trazer benefícios para a otimização das práticas de manejo no sistema produtivo.
Comparativos entre irrigação convencional e uso de politubos, demonstraram que a distribuição de água em cada quadro acerela o avanço da frente de umidecimento do solo e a formação de lâmina na lavoura em relação ao sistema convencional. Além de maior rapidez e agilidade, o fracionamento da água de irrigação em vários pontos da lavoura tende a reduzir o rompimento de taipas, ataques e o potencial de erosão, principalmente em áreas com declividade acentuada, diminuindo a necessidade de mão de obra empregada para o manuseio da área.


Estas observações preliminares evidenciam o potencial das mangueiras plásticas em aumentar a eficiência de operações críticas da lavoura de arroz, como o controle de plantas daninhas, primeira adubação de cobertura e início da irrigação definitiva. Cabe ressalatar que, dentro do planejamento da propriedade, estas operações necessitam ser realizadas de forma concomitante e em um curto espaço de tempo a fim de assegurar a obtenção de altas produtividades.

imagens
voltar