Notícias

voltar

Cooperativismo

CAAL comemora Dia Internacional do Cooperativismo

Publicada: 30/06/2017 - Fonte: CAAL

"Cooperativas garantem que ninguém fique para trás". Este é o tema do 95º Dia Internacional do Cooperativismo, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A data é celebrada, mundialmente, sempre no primeiro sábado do mês de julho. Em 2017 o movimento cooperativista celebra a inclusão, tema selecionado pelo Comitê de Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), que a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) preside atualmente.

A inclusão não só capta a natureza centrada nas pessoas das cooperativas, como também faz eco aos princípios cooperativos de adesão voluntária e livre, gestão democrática pelos associados e participação econômica dos associados. As cooperativas oferecem um espaço onde todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, cultura, contexto social ou situação econômica, podem atender suas necessidades e construir melhores comunidades. A inclusão complementa o tema da Conferência Global da ACI: "Colocando as pessoas no centro do desenvolvimento".

O Cooperativismo é um movimento que nasceu da união dos Pioneiros de Rochdale, que viram no cooperativismo uma filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não somente do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade.

Em Alegrete o cooperativismo nasceu a partir da necessidade de cooperação de um grupo de produtores que precisavam unir forças, e no dia 20 de dezembro de 1948 formaram a primeira cooperativa de Alegrete, a Cooperativa Arrozeira Alegretense que mais tarde se uniria à Cooperativa Orizícola Progresso, que já havia incorporado a Cooperativa Tritícola.  O resultado dessa união foi a criação em 03 de dezembro de 1977 da Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda, a nossa CAAL, que mais tarde, em 1999, incorporaria a Cooperativa Rizícola Santa Terezinha. Desde então, a cooperação e a confiança são a base da união dos cooperados da CAAL, resultando hoje na sólida estrutura que congrega 575 associados em seu quadro social, além de gerar 433 empregos diretamente e envolver milhares de pessoas em toda a cadeia produtiva.

imagens
voltar