Notícias

voltar

Eventos

CAAL encerrou sua XXII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Sipat

Publicada: 09/11/2018 - Fonte: caal

Realizada anualmente a Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, como o próprio nome diz, é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. Tem por objetivos orientar e conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho; também visa fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não apenas tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança.

Na CAAL a Sipat já está em sua vigésima segunda edição, tendo sua primeira realização no ano de 1992. Desde então a cooperativa vem realizando este evento empenhada em melhorar a qualidade de vida dos funcionários através da prevenção e do cuidado com a saúde física e mental dos mesmos. Nesta edição de 2018 a CAAL trouxe novamente aos seus funcionários palestras voltadas à conscientização de que o comportamento das pessoas vem antes do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo. De nada vale um funcionário bem equipado se ele não se comportar de forma adequada, observando as normas e recomendações para cada atividade desempenhada.

Na abertura desta edição que tem o slogan “Nem Sorte, Nem Milagre. Segurança se faz com prevenção”,a Sipat da CAAL envolve aproximadamente 430 funcionários. Na segunda-feira, cinco de novembro, o vice-presidente Antônio Roberto Mendes Dalcin abriu os trabalhos com uma palavra de incentivo e reconhecimento do papel importante de cada funcionário na preservação da vida, que é o principal patrimônio de cada um. Vidas que são compartilhadas com os familiares, com os colegas e com a empresa que depende do trabalho de todos para atingir seus objetivos.

O primeiro palestrante da Sipat 2018 foi o Professor Dr. Alex Leal de Oliveira, do Instituto Federal Farroupilha que abordou o tema Segurança, comportamento e qualidade de vida no trabalho. Com muita propriedade o professor Alex demonstrou de forma simples, clara e didática que depende de cada um o comprometimento em continuar vivo e com saúde no ambiente de trabalho. Sem a participação efetiva das pessoas não existe prevenção possível, mesmo com todos os investimentos realizados pelas empresas em equipamentos e treinamentos.

Na sequência a professora de Libras do IFF, Luciana Fortes abordou um tema que está sendo bastante praticado na CAAL, que é sobre a inclusão de pessoas deficientes no ambiente de trabalho. Porém, os ensinamentos da professora Luciana não se resumem apenas ao local de trabalho. Serve também para que as pessoas compreendam melhor as diferenças e aprendam a lidar com seus semelhantes que apenas têm diferenças físicas, mas são tão aptos e capazes quanto qualquer ser humano.

Na terça-feira (6), Ergonomia em tempos de E-Social e Saúde do Homem e da Mulher foram as palestras do período da manhã. Já a palestra Saúde Mental aconteceu à tarde, junto com a abertura da Feira da Saúde no ambulatório da Unidade Industrial.

Na quarta (7), Saúde Mental e Trajeto Seguro foram as palestras levadas até aos funcionários da CAAL. Na quinta-feira (8), a Sipat visitou o Centro Comercial com as palestras “Risco da eletricidade aqui e na sua casa”, e “Comportamento Seguro”. Os funcionários da BR assistiram ao tema “Alimentação balanceada, corpo nutrido e funcionando”, além da palestra “Relacionamento Interpessoal” para fechar mais um dia dedicado à informação preventiva.

No encerramento do Sipat 2018, a Caal apresentou uma palestra pelo período da manha sobre a importância da atividade física. À tarde, a atividade final teve o CFC Alegrete, com Sérgio Ulisses Nogueira, apresentando a palestra “Que trânsito queremos para o futuro” e a palestra show com Vera Miranda que levou muita emoção e bom humor com o tema “Em segurança e motivado. Faça seu dia extraordinário”.

Além das palestras diárias em dois turnos, durante toda a semana a Objetiva Sipat Brasil apresentou esquetes bem-humorad\os sobre segurança, prevenção e qualidade de vida no trabalho. Através do estimulo à participação dos presentes, personagens como o juiz de futebol “Wellington Sequela” ou o “Doutor Jardel” demonstrou com muita desenvoltura o quanto é importante a interação e bom humor para tornar a vida mais leve e o ambiente de trabalho mais agradável para realizar as tarefas do dia a dia. Tudo isso leva a que as pessoas possam produzir mais e melhor, com menos risco à acidentes e problemas de saúde tanto físicos quanto mentais.

Ao final da 22ª Sipat foram sorteados diversos brindes entre os funcionários. Cabe aqui um especial agradecimento à Ihara e Basf, parceiros da CAAL que também batalham pela prevenção de acidentes de trabalho. A CAAL também agradece aos demais fornecedores e clientes que tornaram viável mais este grande evento em prol da segurança das pessoas que fazem o dia a dia operacional e administrativo da cooperativa.

voltar