Notícias

voltar

Insumos

CAAL Insumos e Syngenta promoveram palestra sobre soja

Publicada: 13/11/2016 - Fonte: CAAL

Na noite de 11 de novembro de 2016, no CTG da Unidade Industrial da CAAL, a multinacional de agroquímicos Syngenta e a CAAL ofereceram ao quadro técnico da Assistência Técnica e aos produtores convidados uma palestra sobre produtividade da soja.O evento foi promovido através do programa Caminho da Syngenta que tem por objetivo aproximar a empresa das cooperativas através da troca de informações e acesso à informação e tecnologia.

O palestrante da noite foi o Professor licenciado e Doutor Paulo Dejalma Zimmer que foi apresentado pela Assistente técnica de marketing Noelle Viegas Foletto, pelo novo Representante Técnico de Vendas para a regilão de Alegrete, Bruno Mateus Paslauski e pelo gerente da CAAL Insumos Luciano Freitas,

O Dr. Paulo abordou o asunto produtividade da soja a partir de uma analogia, comparando a planta da soja a uma fábrica de produzir grãos. Paulo destacou a estagnação do avanço da produtividade da soja no Brasil, mostrando que o pico de crescimento da produtividade parou no tempo, mais precisamente no ano de 2001. A partir de então o incremento tem sido insignificante. E em uma atividade em que o custo de produção é muito alto, busca a máxima eficiência e eficácia são fundamentais para o produtor se manter na atividade. Paulo ressaltou que essa máxima serve para qualquer atividade agropecuária, seja arroz, soja, milho ou produção animal.

O que o Dr. Paulo apresentou foi uma verdadeira aula que permitiu entender a fisiologia da planta de soja, demonstrando de onde a planta retira cada nutriente que vai compor o principal produto da planta: o grão. E cada decisão do produtor rural vai impactar em um item que posteriormente vai induzir a planta a produzir mais ou menos. E Paulo disse que os detalhes é que são importantes na tomada de decisão do agricultor. E arrematou dizento que somente os mais eficientes serão premiados.

Quem assistiu à palestra com certeza assimilou informações importantes sobre a produtividade da soja e lições simples e importantes que podem ajudar a aumentar a eficiência e consequentemente a produtividade da lavoura. Quem não foi pode buscar informações com o quadro técnico da CAAL Insumos que assistiu à palestra e pode repassar as ifnormações importantes da noite de palestra.

Após a palestra a Syngenta apresentou de forma prática a avaliação do efeito de choque do produto Engeo Pleno, um inseticida recomendado para matar o percevejo, um inimigo da soja que pode comer todo o lucro do produtor. No local foram borrifadas amostras do produto da syngenta e da concorrência em animais recolhidos e colocados em caixas de amostra para demontras in loco a efiiciência do produto.

Durante e após os eventos técnicos foi servido um picado de churrasco oferecido pela Syntenta e assado pela equipe da CAAL Insumos.

A CAAL Insumos agradece a Syngenta e os produtores presentes, deixando um convite em forma de aletra aos demais produtores: eventos como estes são feito para os produtores e quem sai ganhando sempre é quem adquire conhecimento e informação, não apenas os produtos que são eficientes, mas que sozinhos são apenas parte do processo.

imagens
voltar