Notícias

voltar

Eventos

CAAL marca forte presença na 9ª Semana Arrozeira de Alegrete

Publicada: 02/06/2016 - Fonte: CAAL

Arroz, o cereal que alimenta o mundo.


Em Alegrete e região centenas de famílias produzem o melhor arroz do Brasil. E há mais de 60 anos o cooperativismo está presente na vida de muitas destas famílias. Afinal, foi a Cooperativa Arrozeira Alegretense a primeira instituição que reuniu de forma organizada os produtores de arroz de Alegrete.
A partir daqueles pioneiros outras cooperativas surgiram e da fusão e união de coirmãs surgiu a CAAL em dezembro de 1977. Desde então a CAAL é parceira dos arrozeiros estando presente ou apoiando as iniciativas da classe orizícola.
Hoje 574 associados produzem mais de 1/3 do arroz de Alegrete e entregam 2,7 milhões de sacos que são beneficiados e comercializados pela CAAL.
E a CAAL não é apenas apoiadora, também é protagonista de iniciativas que têm ajudado a tornar a produção arrozeira competitiva e fortalecida no cenário do agronegócio brasileiro.
Tudo que a CAAL faz é pensando no produtor, dando suporte à produção e garantindo a comercialização e liquidez do produto.
Uma bem montada estrutura técnica, industrial e comercial oferece suporte à produção agropecuária, com foco no atendimento das necessidades do produtor.
Investimentos constantes em ampliação e melhorias garantem qualidade e agilidade no recebimento, armazenagem e secagem do arroz entregue pelos produtores.

Além de seu papel de fornecedora de serviços e produtos de qualidade, a CAAL está sempre presente nos eventos organizados pela classe orizícola, patrocinando ou envolvendo sua estrutura física e de pessoas. Como acontece anualmente, a Semana Arrozeira de Alegrete reuniu a família arrozeira de Alegrete e região. Esta iniciativa da Associação dos Arrozeiros de Alegrete conta com o apoio e participação efetiva da CAAL desde a primeira edição. Agora, na 9ª Semana, não é diferente e a CAAL, que é parceira há décadas dos arrozeiros, mais uma vez se faz presente participando ativamente da programação organizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete.

Com seu estande mantendo uma frequência constante em todas as noites, a equipe de funcionários da CAAL recebe associados, clientes e fornecedores com a característica hospitalidade que bem caracteriza o povo de Alegrete.

 

As palestras e debates da noite envolveram um tema muito caro (tanto por importância quanto economicamente falando) para o arrozeiro, que é a geração, distribuição e principalmente, o custo da energia elétrica. Em sua saudação inicial aos presentes, o presidente da CAAL, José Alberto Pacheco Ramos, como anfitrião da noite, chamou a atenção dos produtores sobre o quanto pesa o insumo energia elétrica na composição dos custos de uma lavoura e cobrou das autoridades o cumprimento das promessas de ações que possam amenizar esta situação desfavorável aos arrozeiros.

 

Abrindo as palestras da noite, o Eng. Eletr. Dr. José Wagner Kaehler Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UNIPAMPA demonstrou através de gráficos e fotos ações de risco e de desperdício de energia e água nas lavouras, chamando a atenção para a necessidade de ações que reduzam os custos, colocando a tecnologia como uma das soluções para atingir este fim.

A AES Sul também esteve presente, apresentando o plano de investimentos da concessionária, demonstrando que a empresa tem feito investimentos pontuais, quando pressionada pela classe arrozeira.

A última palestra da noite foi do representante do Governo do Estado, o Secretário de Estado de Minas e Energia Lucas Redecker que apresentou parte do plano de energia do governo do estado, mostrando ações para os próximos dez anos que poderão incrementar a produção e distribuição de energia, garantindo a ampliação da capacidade energética para o nosso estado. Após a palestra do secretário, o presidente Ramos, em nome da Semana Arrozeira, entregou um mimo ao palestrante.

 

Um painel envolvendo os palestrantes, mediado por Henrique Dornelles da Federarroz debateu questões de interesse da classe orizícola, quando foram cobradas ações que beneficiem os produtores, como custo tarifário, qualidade da energia e questões envolvendo inundações por barragens de hidrelétricas.

Como é tradicional na Semana Arrozeira, o jantar de quarta-feira ficou por conta da CAAL, que mais uma vez serviu a deliciosa feijoada preparada pela equipe do refeitório da Cooperativa e que fez, novamente, o maior sucesso entre os presentes. E como diz o presidente Ramos, foi uma noite de folga para a cozinha campeira da Associação dos Arrozeiros, que também tem apresentando delicioso cardápio durante o evento.

 

Para finalizar a noite gastronômica, não poderia faltar o delicioso e imperdível arroz com leite preparado pela equipe do refeitório da CAAL, que além de muito cuidado e carinho no preparo, é feito com o melhor arroz do Brasil, produzido por nossos arrozeiros e beneficiado pela CAAL.

 

Agradecemos aos nossos parceiros comerciais que estiveram juntos conosco neste evento:
Basf, Bayer, Dow, Syngenta, Unifértil, Monsanto, D´Paschoal - Pneus Goodyear, Texaco Lubrificantes, Tintas Suvinil, GC2 Materiais elétricos e Azevedo Bento.

JUNTOS SOMOS FORTES!
 

imagens
voltar