Notícias

voltar

Eventos

CAAL prepara o 12º Seminário

Publicada: 22/07/2019 - Fonte: CAAL

CAAL realiza a décima segunda edição do seu Seminário voltado ao produtor

Desde os primeiros Seminários do Plantio Direto realizados na década de 1990 a CAAL vem organizando eventos informativos com o objetivo de oferecer conhecimento de qualidade de maneira acessível aos produtores de Alegrete e da região fronteira oeste do RS. Com esta iniciativa a CAAL, uma cooperativa que preza pelos princípios cooperativistas, cumpre seu papel de fomentadora e indutora do conhecimento, tanto aos seus associados, quanto à comunidade em que está inserida.

Pode parecer chover no molhado, afirmar que a agricultura é uma atividade dependente das condições climáticas. Mas é fato sabido e notório que mudanças no padrão climático ao longo do tempo podem causar impactos na produção de grãos e carne, visto que estão bastante relacionados com a ocorrência ou não de fenômenos como chuva, estiagem e radiação solar.

Por sua vez, o produtor rural é o elo que mais sofre com as consequências das transformações climáticas. Também é o produtor quem arca com os prejuízos de uma eventual mudança climática inesperada. O assunto clima é de grande importância para o agronegócio poder planejar a produção de alimentos que sustentam uma nação e o mundo.

Também é oportuno diferencial clima, que se refere às características permanentes de uma região ou de um período considerável de tempo, que é o estado atual da atmosfera. Por isso, no décimo segundo seminário CAAL, um dos temas a ser apresentado é o clima, com a participação do agrometeorologista Alexandre Nascimento da Rural Clima.

Além do clima que afeta as culturas, existe um fator comum a todos os seres vivos: a nutrição. Para sobreviver, se manter e desenvolver, o ser vivo precisa se alimentar de maneira adequada e de forma balanceada.

O pecuarista busca, ao alimentar o animal de criação o máximo de eficácia, visando o melhor custo benefício ao investimento realizado. Como resultado de um bom manejo desta ferramenta virá o lucro esperado, mas para que isso aconteça é necessária uma alimentação que ofereça os nutrientes ideais para que o animal cresça e produza nas melhores condições.

Vale lembrar que o Brasil possui um alto potencial agropecuário, exportando carne de qualidade para o mundo todo. Muito disso se deve às áreas de terra disponíveis, clima favorável e a aptidão dos produtores de proteína animal.

A nutrição animal é uma ferramenta imprescindível para manter e melhorar a produtividade e rentabilidade das propriedades pecuárias ou ainda a integração lavoura pecuária.

Maximizar os lucros é uma necessidade de todos os produtores e o manejo da nutrição animal exige um planejamento nutricional, otimizando os custos para favorecer a lucratividade da propriedade.

Para orientar e oferecer informação ao produtor a CAAL, em parceria com a Nutron que fornece os núcleos à CAAL Rações, traz a Alegrete o zootecnista e mestre em ciência animal, Marcus Vinicius Garcia Niwa. A palestra faz parte da programação do 12º Seminário CAAL.

Além do clima e nutrição animal, é conveniente lembrar que o agronegócio está passando por um momento de transição, com margens de lucro cada vez menores e a exigência de melhorar continuamente a lucratividade do setor. Esta condição afeta tanto antes, quanto depois da porteira. Por isso é importante o produtor rural estar atento aos fatores econômicos que afetam a atividade, seja em nível local, nacional ou mundial.

Após os grãos serem colhidos ou os animais serem embarcados nos caminhões boiadeiros existe um complexo universo de comercialização. Ao contrário de tempos antigos, onde um fio de bigode era suficiente para fechar um negócio, atualmente inúmeros contratos são lançados e encerrados diariamente, em um ritmo alucinante.

Fatos como estes reforçam a necessidade do produtor, tanto de grãos, quanto de carne, adquirir conhecimento para melhorar as suas tomadas de decisão. Ao contrário do que muitos pensam, não são os grandes corretores, nem as tradings os principais comercializadores do produto agrícola. O principal comercializador é o próprio produtor rural.

Para orientar o produtor sobre economia internacional e seus impactos na produção e na tomada de decisão do produtor a CAAL traz ao 12º Seminário a palestra do Doutor Argemiro Brum, formado em economia internacional. O 12º Seminário CAAL acontecerá no dia 26 de julho, às 13:30 h no auditório da Sicredi na Avenida Assis Brasil, em Alegrete. A entrada é franca.

imagens
voltar