Notícias

voltar

Eventos

Décimo Seminário CAAL

Publicada: 29/07/2016 - Fonte: CAAL

O 5º princípio cooperativista trata da educação, formação e informação, por essa razão a CAAL sempre está atenta às necessidades dos seus associados quanto à difusão do conhecimento. Por isso a CAAL organizou, ofereceu e realizou mais um Seminário voltado aos assuntos de interesse de seus públicos. Associados, demais produtores rurais, estudantes e comunidade alegretense e regional puderam assistir à três palestrantes de reconhecida competência em suas áreas. Na tarde do dia 28 de julho, em um agradável dia de inverno, o público interessado lotou as dependências do CTG Farroupilha para receber informações de qualidade nas áreas de interesse dos agricultores, sobre clima, mercados e produção.

A saudação inicial ficou por conta do presidente da CAAL, José Alberto Pacheco Ramos que enalteceu a importância da Décima edição do Seminário CAAL e aproveitou para homenagear os agricultores pela sua importância para a cooperativa e para a comunidade onde atuam.

Também se fez presente no Seminário CAAL o vice-presidente Antônio Roberto Mendes Dalcin, prestigiando o evento e marcando presença no primeiro seminário sob a sua gestão na vice-presidência.

O primeiro palestrante da tarde foi o pesquisador da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) José Ruedell que, de forma didática e muito clara chamou a atenção dos produtores sobre a importância das boas práticas no manejo das lavouras, seja de qual cultura for. Ruedell enfatizaou que muitas vezes não é necessário gastar mais para ter maior rentabilidade, basta fazer a coisa certa. Mais de uma vez Ruedell chamou a atenção sobre a importância da rentabilidade para o produtor, pois não basta ter grande produtividade se não houver renda. Por isso sempre devem os produtores atender às recomendações técnicas para implantação das lavouras.

Na sequência o analista de mercados Vlamir Brandalizze, experiente consultor de vários veículos da mídia nacional e com vasta trajetória no mercado de comoditties apresentou os cenários possível para o arroz e outros produtos agrícolas, mostrando a importância de fatores externos como o clima mundial, hábitos de consumo e investimentos ou desinvestimentos de outros países na composição de preços aqui no Brasil de forma bem humorada Brandalizze demonstrou que em momentos de crise como o atual, é que os produtos básicos como arroz e feijão são valorizados.

Por último, mas não menos importante, foi a vez de um assunto que está sempre presente nas rodas de conversa:  o Clima. Para falar deste palpitante assunto o meteorologista Glauco Freitas apresentou as tendências do clima para a próxima safra, demonstrando em mapas e gráficos as influências de fatores como aquecimento do Atlântico, períodos análogos e também um gráfico com pontuações para determinar as possibilidades do comportamento do clima para os próximos meses. Certamente quem foi ao Seminário saiu bem informado para poder tomar as decisões sobre o próximo plantio.

Este foi mais um seminário que obteve muito êxito, pois mais de trezentas pessoas entre associados, produtores, estudantes e comunidade em geral tiveram acesso a informações relevantes que servirão para tomadas de decisão ou para enriquecimento do conhecimento. Por seu lado a CAAL fica muito satisfeita por atingir os objetivos e enaltece as parcerias que tornaram possível este grande evento do conhecimento.

Agradecemos os seguintes parceiros:

imagens
voltar