Notícias

voltar

Eventos

Dia de Campo CAAL 2019 foi um sucesso

Publicada: 01/02/2019 - Fonte: CAAL

O dia 1º de fevereiro amanhecia e nuvens carregadas prenunciavam muita chuva para os lados do município de Quaraí, mais precisamente na Estância Alvorada. A cara feia do tempo não foi empecilho para as equipes CAAL e Alvorada. Tampouco assustou os produtores associados e clientes da CAAL. A chuva passou e um bom número de produtores pode presenciar um interessante Dia de Campo na propriedade de Luiz Alberto Serralta Acauã. O time da CAAL Assistência Técnica e Insumos com o apoio do time Alvorada prepararam diversas estações demonstrativas, abrangendo pastagem e pecuária, soja, manejo de lavoura de arroz e produção de arroz semente.

Antes dos grupos partirem para a visitação, o supervisor técnico da CAAL Assistência Técnica e Insumos, Elton Roggia, deu as boas-vindas aos produtores e explicou como funcionaria o roteiro programado para o Dia de Campo CAAL 2019.

Após a recepção com café da manhã, os produtores foram divididos em grupos através de cores e começaram a conhecer o sistema de produção de forrageira e criação de gado que envolve todas as fases. O médico veterinário Roberto Rosso explanou sobre as técnicas e recomendações indicadas para quem quiser produzir com alto rendimento.

Na sequência o engenheiro agrônomo Nourival Grande dos Santos, técnico que dá assistência às lavouras da propriedade, mostrou uma lavoura, explanando sobre as técinas de manejo utilizadas pela fazenda Alvorada.

Após a apresentação de Nourival os produtores se dirigiam à lavoura de soja com irrigação através de pivot central. Na estação sobre soja estava o engenheiro agrônomo Adrian Temp. Sobre a lavoura de soja, Adrian mostrou o que acontece na prática em solos e condições hídricas características de uma região que é nova na produção da oleaginosa que vem conquistando espaço nos campos do pampa gaúcho.

Em outra estação sobre arroz irrigado, o engenheiro agrônomo Alex Vircilino tratou sobre manejo de herbicidas, apresentando as práticas que foram usadas para evitar infestação de invasoras na lavoura.

Logo em seguida estava Sílvio Neumann, engenheiro agrônomo da CAAL que mostrou como se deve proceder para produzir um campo de sementes de alto rendimento. Sílvio enfatizou que uma boa semente começa por uma boa lavoura, que é quem de fato produz o grão. No caso do beneficiamento, é apenas a finalização do processo.

Após as apresentações a campo os produtores foram recebidos no galpão da granja da fazenda Alvorada, onde a equipe CAAL já estava preparando o almoço. Antes da refeição o gerente da CAAL Assistência Técnica e Insumos, Fabiano Viana, agradeceu o empenho de todos envolvidos na organização do evento, tanto da cooperativa, quanto da estância Alvorada. O presidente da CAAL José Alberto Pacheco Ramos usou a palavra para agradecer a disponibilidade de Luiz Alberto Serralta Acauã em abrir as porteiras de sua propriedade para mostrar como se conduz uma atividade agropecuária visando alto rendimento. O presidente Ramos chamou a atenção para o fato de que ali, naquela manhã, os produtores puderam ver a realidade de quem produz, com todas as dificuldades de uma produção que sofre com a distância, com o clima, com as condições de solo. Também agradeceu a família Serralta Acauã, os funcionários da Alvorada, a presença dos associados e clientes, além da equipe CAAL, que não mediu esforços para montar toda a estrutura oferecida aos convidados.

A senhora Clarice Acauã usou da palavra para enaltecer o espírito de cooperação e agradecer pela oportunidade participar de um evento tão importante, tanto para a Fazenda Alvora quanto para o agronegócio.

Para encerrar as atividades, foi servido um delicioso choripan preparado pela equipe do refeitório da CAAL.

A CAAL agradece a todos os envolvidos, em especial à Fazenda Alvorada, apoiadores e equipes que tornaram possível mais este grande evento oferecido pela cooperativa.

voltar