Notícias

voltar

Insumos

Dia Nacional do Campo Limpo 2017

Publicada: 18/08/2017 - Fonte: CAAL

O Dia Nacional do Campo Limpo é a data criada para celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).

Comemorado anualmente em 18 de agosto, o DNCL faz parte do Calendário Nacional desde 2008 e é sinônimo de integração e conscientização.

Em torno dessa data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais etc., no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.

O agronegócio é um importante segmento econômico do nosso país e se utiliza de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, que são transportados através de embalagens plásticas ou de metal. Sem a gestão dos resíduos daí resultantes, o impacto ambiental certamente seria gravíssimo, contaminando o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e do homem.

A partir de 2002 o Sistema Campo Limpo entrou em funcionamento e a maior parte dessas embalagens passou a ter destinação correta – uma soma que, desde então, já ultrapassou 200 mil toneladas. Hoje, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas que são comercializadas têm destino certo. Podem ser encaminhadas para reciclagem 95% das embalagens colocadas no mercado, desde que tenham sido corretamente lavadas no momento de uso do produto no campo. As embalagens não laváveis (cerca de 5% do total) e aquelas que não foram devidamente lavadas pelos agricultores são encaminhadas a incineradores credenciados.

Em Alegrete e região a data é comemorada na sede da ARAFO (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Fronteira-Oeste) que é responsável pela central que recolhe e dá o destino correto de toneladas de embalagens vazias, evitando a contaminação dos nossos solos e cursos de água. Nesta edição que comemora 15 anos deste evento a Unidade de Recebimento da região participou através da modalidade porteiras abertas com a presença de estudantes da rede pública, uma maneira de preparar as futurar gerações para o uso consciente das embalagens vazias de produtos químicos.

Na ensolarada tarde de quinta-feira, 17 de agosto, as crianças do ensino fundamental da Escola Eduardo Vargas foram recebidas pela equipe da Arafo e parceiros. A organização ficou por conta do presidente da Arafo, Nereu Carpes, pelo responsável pela Centra de Recebimento, Luiz Figueira e pelos setores Sesmt e Assessoria de Comunicação e Marketing da CAAL. Desta vez o trabalho de conscientização e educação das crianças foi realizado de forma lúdica através de uma gincana envolvendo o tema “destino correto das embalagens”.

Os organizadores agradecem os apoios recebidos e lembra a todos, principalmente aos agricultores que a tríplice lavagem é de fundamental importância para a manutenção do meio ambiente e o destino correto das embalagens vazias de agroquímicos.

      

voltar