Notícias

voltar

Eventos

Dia Nacional do Campo Limpo 2018

Publicada: 17/08/2018 - Fonte: CAAL

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data integra o Calendário Nacional desde 2008, e foi criada pelo inpEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

Para marcar a data, conferir mais visibilidade ao tema e reforçar a conscientização da comunidade, o Instituto promove anualmente uma série de eventos. São ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento, que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.

O agronegócio é um importante segmento econômico do nosso país e se utiliza de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, que são transportados através de embalagens plásticas ou de metal. Sem a gestão dos resíduos daí resultantes, o impacto ambiental certamente seria gravíssimo, contaminando o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e do homem.

A partir de 2002 o Sistema Campo Limpo entrou em funcionamento e a maior parte dessas embalagens passou a ter destinação correta – uma soma que, desde então, já chega a quase 250 mil toneladas. Hoje, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas que são comercializadas têm destino certo. Podem ser encaminhadas para reciclagem 91% das embalagens colocadas no mercado, desde que tenham sido corretamente lavadas no momento de uso do produto no campo. As embalagens não laváveis (cerca de 9% do total) e aquelas que não foram devidamente lavadas pelos agricultores são encaminhadas a incineradores credenciados.

Em Alegrete e região a data é comemorada na sede da ARAFO (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Fronteira-Oeste) que é responsável pela central que recolhe e dá o destino correto de toneladas de embalagens vazias, evitando a contaminação dos nossos solos e cursos de água. Nesta edição a Unidade de Recebimento regional participou através da modalidade portas abertas com a presença de estudantes da rede pública, uma iniciativa que visa preparar as futurar gerações para o uso consciente das embalagens vazias de produtos químicos.

Nesta edição 2018, a celebração do Dia Nacional do Campo Limpo aconteceu no dia 17 de agosto, em uma agradável tarde de sol, quando cerca de 250 crianças do ensino fundamental da Escola Eduardo Vargas foram recebidas pela equipe da Arafo e parceiros. A organização ficou por conta do presidente da Arafo, Sílvio Neumann, pelo responsável pela Central de Recebimento, Luiz Figueira e pelos setores Sesmt e Assessoria de Comunicação e Marketing da CAAL. A criançada se divertiu, tendo o tema cuidado com o meio ambiente como mote da festividade. Foram orientados sobre a importância de cuidar da natureza e incentivados a começar por casa o cuidado com a limpeza. O palhaço Fubica orientou e animou a gurizada que saiu satisfeita com a programação especialmente preparada para elas.

Os organizadores agradecem os apoios recebidos e lembra a todos, principalmente aos agricultores que a tríplice lavagem das embalagens vazias de defensivos é de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. Dar o destino correto das embalagens vazias de agroquímicos também é de responsabilidade dos produtores, demonstrando sua cidadania e respeito à esta terra que deve ser dedicada às futuras gerações.

voltar