Notícias

voltar

Alegrete

Dia Nacional do Campo Limpo em Alegrete

Publicada: 20/08/2015 - Fonte: CAAL

O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.

O agronegócio tem apresentado crescimento acima da média quando comparado aos setores industriais e de serviços, o que significa dizer que o uso de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, também teve grande crescimento. Sem a gestão dos resíduos daí resultantes, o impacto ambiental certamente seria gravíssimo, contaminando o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e do homem.

A partir de 2002 o Sistema Campo Limpo entrou em funcionamento e a maior parte dessas embalagens passou a ter destinação correta – uma soma que, desde então, já ultrapassou 200 mil toneladas. Hoje, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas que são comercializadas têm destino certo. Podem ser encaminhadas para reciclagem 95% das embalagens colocadas no mercado, desde que tenham sido corretamente lavadas no momento de uso do produto no campo. As embalagens não laváveis (cerca de 5% do total) e aquelas que não foram devidamente lavadas pelos agricultores são encaminhadas a incineradores credenciados.

Esses índices transformaram o Brasil em líder e referência mundial no assunto. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%. Os Estados Unidos vêm em 9º lugar, com 33%.

Para celebrar estas conquistas foi instituído o Dia Nacional do Campo Limpo, uma forma de reconhecer a importância dos elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público). 

Comemorado anualmente em 18 de agosto, o DNCL faz parte do Calendário Nacional desde 2008 e é sinônimo de integração e conscientização. Em torno dessa data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais etc

Neste ano o mau tempo impediu a realização do DNCL na data instituída, sendo comemorada no dia 19 de agosto com participação de alunos da rede municipal de ensino. Crianças e jovens do polo educacional do Durasnal viajaram dezenas de quilômetros para conhecer um pouco do sistema Campo Limpo e a importância de proteger a natureza para as futuras gerações. Com partcipação da CAAL Insumos, Itagro Aviação e parceiros os estudantes assistiram à palestra, vídeos e demosntração de lavagem de embalagens vazias. O DNCL 2015 foi realizado na modalidade portões abertos, na sede da ARAFO (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Fronteira-Oeste) que é responsável pela central que recolhe e dá o destino correto das embalagens vazias de defensivos. Também houve momento de lazer com distribuição de lanche e atividades em brinquedos infláveis oferecidos aos estudantes convidados.

Além de participar ativamente da gestão da Central e promover eventos como o Dia Nacional do Campo Limpo a CAAL estimula a prática da tríplice lavagem entre os associados e clientes, além de recolher sob prévio agendamento, as embalagens vazias dos consumidores de seus produtos.

imagens
voltar