Notícias

voltar

Eventos

Inciou a XX SIPAT CAAL

Publicada: 22/08/2016 - Fonte: CAAL

A vigésima edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da CAAL começou na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto na Unidade Industrial da cooperativa.
Para a CAAL esta edição da Sipat é muito importante, porque além de marcar as 20 edições também demonstra o quanto todos os participantes estão envolvidos na questão de prevenção e segurança no ambiente de trabalho.

Realizada em um ambiente especialmente montado para o evento, a Sipat CAAL recebeu um bom número de funcionários nesta manhã gelada de agosto. Apesar do frio os presentes mantiveram a questão da prevenção e segurança em alta, com a plateia atenta e participativa.

O presidente da CAAL José Alberto Pacheco Ramos e o vice-presidente Antônio Roberto Mendes Dalcin se fizeram presentes juntamente com alguns gerentes. O presidente Ramos fez a abertura oficial e ressaltou a importância de todos na prevenção e cuidados com a segurança. Destacou também o papel das CIPAS e seu compromisso com a prevenção e a segurança dos colegas no ambiente de trabalho. Outro fato que mereceu destaque no discurso do presidente Ramos foi o investimento realizado pela CAAL nos últimos 5 anos, dando destaque ao esforço que a cooperativa empreende ao investir vultoso valor em um setor econômico conhecido pelas baixas margens de lucratividade. Isso demonstra que os investimentos em cuidados com a segurança do trabalhador faz partes dos itens prioritários no portfólio de decisões da CAAL.


A primeira palestra foi a cargo do Professor e Engenheiro Agrônomo Alex Leal de Oliveira do Instituto Federal Farroupilha que com muita desenvoltura e conhecimento técnico passou importante mensagem sobre a importância de cada um na prevenção de acidentes. Alex reforçou a ideia de que não basta usar Equipamentos de Proteção Individual se não houver atitude segura do trabalhadores. Com muitos exemplos e estatísticas Alex deixou uma mensagem clara de que a segurança começa pelas ações de cada um de nós.


Para encerrar a manhã de palestras o palestrante Marcelo, da Equipe Saúde e Segurança de São Paulo explanou, com muito bom humor, sobre os cuidados que deve-se ter com a audição. Demonstrou de forma prática como deve proceder o trabalhador no uso e manuseio dos protetores auriculares.

Também interagiu de forma lúdica com os trabalhadores em um exercício de fixação e assimilação do conteúdo exposto na palestra.


A Sipat CAAL continua nos próximos dias com extensa programação conforme a tabela abaixo.

imagens
voltar