Notícias

voltar

Eventos

Palestras CAAL 2017

Publicada: 17/08/2017 - Fonte: CAAL

Palestras CAAL 2017

Desde os primeiros Seminários do Plantio Direto realizados na década de 1990 a CAAL vem organizando eventos informativos com o objetivo de oferecer conhecimento de qualidade de maneira acessível aos produtores de Alegrete e da região fronteira oeste do RS.

Com esta iniciativa a CAAL, uma cooperativa que preza pelos princípios cooperativistas, cumpre seu papel de fomentadora e indutora do conhecimento, tanto aos seus associados, quanto à comunidade em que está inserida.  Depois de realizar anualmente seminários de grande repercussão no meio produtivo e acadêmico, desta vez a cooperativa alegretense mudou o formato, focando em assuntos pertinentes à produção com enfoque em temas importantes que impactam no dia a dia do agronegócio, apesar de fugir um pouco dos tradicionais assuntos técnicos da lavoura ou da pecuária.

Para esta manhã de palestras que acontecerá no dia 22 de agosto no salão de eventos da Sureg da Sicredi em Alegrete, os temas que serão abordados estão em sintonia com a necessidade de levar até ao produtor informação e conhecimento voltados ao seu crescimento como empreendedor, além da tradicional previsão climática para a safra seguinte, com uma especialista renomada e que já demonstrou estar sintonizada com a necessidade de informação do produtor rural. Por outro lado, um assunto palpitante no momento que é a cobrança do Funrural ao produtor será abordado por uma das mais conceituadas bancas de advogados do RS, sanando dúvidas dos presentes sobre este fato que afeta a vida de todos os produtores rurais.

Provavelmente, o tema que desperte mais curiosidade seja sobre ética e governança. Veja abaixo um pequeno exemplo conceitual sobre o tema.

Princípios da Governança Cooperativa:

Autogestão - É o processo pelo qual os próprios cooperados, de forma democrática e por meio de organismos de representatividade e autoridade legítimos, assumem a responsabilidade pela direção da cooperativa e pela prestação de contas da gestão. Os agentes de governança são responsáveis pelas consequências de suas ações e omissões.

Senso de Justiça - É o tratamento dado a todos os cooperados com igualdade e equidade em suas relações com a cooperativa e nas relações desta com suas demais partes interessadas.

Transparência - É facilitar voluntariamente o acesso das partes interessadas às informações que vão além daquelas determinadas por dispositivos legais, visando à criação de um ambiente de relacionamento confiável e seguro.

Educação - É investir no desenvolvimento do quadro social visando à formação de lideranças, para que estas tragam em seus conhecimentos de gestão e administração a essência da identidade cooperativa, base de sucesso e perpetuidade de sua doutrina.

Sustentabilidade - É a busca por uma gestão ética nas relações internas e externas para geração e manutenção de valor a todas as partes interessadas, visando à perenidade da cooperativa, considerando os aspectos culturais, ambientais, sociais e econômicos.

Marque na agenda e não perca.

 

Programação:

Quando – 22 de agosto de 2017 – terça-feira

Horário – 8h 30min

Local: Salão de Eventos da Sureg Sicredi – Av. Assis Brasil, 1395 – Alegrete/RS

Entrada Franca

 

Palestras:

- “Previsão Climática para a safra 2017/2017 – Jossana Ceolin Cera - Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia, variabilidade climática, modelos agrícolas, cenários climáticos futuros e previsão de safra em arroz.

-  “Aspectos da Profissionalização de Conselhos e Associados: Ética e Governança (controlando os riscos dos negócios) ”. Com Antônio Raimundo dos Santos - Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia das Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em História do Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).Lecionou em diversas IES entre 1981 e 2006, notadamente na PUC-PR, onde neste período atuou em graduação e em pós-graduacão lato sensu e stricto sensu.É atualmente professor da Fundação Getúlio Vargas, onde atua nas disciplinas de Metodologia da Produção do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e de Competências, Ética Empresarial, Responsabilidade Social Corporativa e Modelos de Gestão.

- “Funrural, e Agora?” - Banca Carvalho e Brun Advogados Associados. – Uma das principais bancas de advogados do RS com larga experiência em temas tributários, atendendo importantes organizações empresariais do estado.

Apoio Institucional: IRGA e Case - Agroser.

 

imagens
voltar