Notícias

voltar

Eventos

SIPAT CAAL 2017

Publicada: 30/09/2017 - Fonte: caal

Em qualquer atividade a segurança deve vir em primeiro lugar, seja em casa, no trânsito ou no trabalho. Cuidar da vida é prioridade para quem pensa no próximo, para quem sabe que em casa, alguém está esperando por um abraço, por um beijo ao final de cada jornada diária.

A segurança no ambiente de trabalho deve ser uma constante no dia a dia de uma organização como a CAAL, com mais de 400 funcionários, diversas unidades de negócio e muitos fatores de risco envolvidos na operação de seus processos. Para que essa preocupação se transforme em fatos concretos é que existe um aparato envolvendo uma equipe multidisciplinar composta pelo Sesmt (Serviço de segurança e medicina do Trabalho), indo de técnicos em segurança do trabalho que estão presente no dia a dia das pessoas, passando por médicos, enfermeiros, engenheiros de segurança e consultorias contratadas. Além do staff funcional existem as comissões internas de prevenção a acidentes (CIPAS) com pessoas eleitas pelos funcionários e outras indicadas pela diretoria, que são responsáveis pela orientação aos colegas e detecção de possíveis riscos no ambiente do trabalho.

Na CAAL, as Cipas atuam efetivamente na mitigação dos riscos que possam afetar a integridade dos funcionários, atuando como aliadas importantes na prevenção de acidentes. Além das Cipas a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é encarada como um evento muito importante na conscientização dos trabalhadores sobre a prevenção e a segurança no trabalho. Comprova-se esta importância pela participação efetiva da diretoria e gerentes nas Sipats, como nesta edição 2017, que é a vigésima primeira na história da prevenção e segurança da CAAL.

Neste ano a Sipat aconteceu no pavilhão da segurança, especialmente preparado para o evento que ocorreu de 25 a 29 de setembro. Na abertura o presidente da CAAL, José Alberto Pacheco Ramos, deu as boas-vindas aos funcionários, palestrantes e convidados, reforçando mais uma vez que a prevenção é fator-chave para a manutenção da integridade física e de uma vida com qualidade dos funcionários. O Sr Ramos lembrou que altos recursos são gastos pela CAAL, tanto em ações de adequação quanto em equipamentos de proteção coletiva e individual, salientando que se os recursos forem utilizados de forma adequada não se tornarão despesas, mas serão investimentos em prevenção e qualidade de vida aos funcionários

No restante da semana aconteceram palestras educativas a cargo da Cia da Sipat, empresa especializada em fornecer conteúdo para eventos de segurança que levou uma mensagem bem-humorada aos trabalhadores, como forma de fixar as orientações sobre prevenção e segurança do trabalho.

Também houveram palestras sobre temas variados, indo da saúde bucal aos cuidados no trânsito, além de auto-estima, feira da saúde, qualidade de vida e ginástica laboral.  Tudo isso em todas as unidades da CAAL. Foi realmente uma semana cheia de informação e conscientização, tudo planejado e executado por uma empresa que realmente tem a prevenção e a segurança entre seus itens prioritários de gestão.

Para fechar a Sipat CAAL 2017 a cooperativa trouxe até aos funcionários uma palestra-show a cargo da equipe Jaime Folle que apresentou o tema Conflito de Gerações, uma verdadeira aula sobre as diferenças entre as diversas gerações que são obrigadas a conviver juntas, seja no ambiente de trabalho, seja na vida social. A importância de conhecer as características de cada grupo de indivíduos se justifica devido ao inevitável choque que ocorre quando não se está preparado para aceitar que em cada fase da história, seja mais distante, seja a mais recente as pessoas pensarão e agirão umas diferentes de outras.

O pavilhão da segurança ficou lotado de funcionários que puderam, muitas vezes, se enxergar na descrição bem-humorada proferida pelo palestrante. Com muita música e interação do público a palestra terminou com o tradicional canto alegretense, uma homenagem da equipe a todos os alegretenses.

Como de praxe, no encerramento de todas as atividades da Sipat CAAL, houve mais um sorteio de brindes oferecidos pelas empresas parceiras da CAAL, às quais a cooperativa agradece o apoio à esta causa tão importante que é a prevenção e a segurança das pessoas.

Veja mais fotos na galeria abaixo.

voltar