Notícias

voltar

Eventos

XX Sipat CAAL no seu 3º dia

Publicada: 25/08/2016 - Fonte: c

Dando continuidade à XX Sipat CAAL, no dia 23 de agosto aconteceram palestras na Unidade Industrial BR 290 com a participação da fonoaudióloga Carla Mainart que falou sobre os cuidados que o trabalhador deve ter com a audição.

Segundo a profisisonal, qualquer ruído acima de 85 decibéis já começa a prejudicar a audição, por essa razão deve-se sempre usar protetores auditivos em ambientes em que o ruído ultrapassa estes níveis. Carla mostrou exemplos práticos de uso correto e higienização dos protetores e lembrou a todos que a audição depois de perdida não volta mais e mesmo aparelhos auditivos por mais modernos que sejam não substituem o que a natureza nos oferece com tanta competência.

Na mesma manhã do dia 23 o profissional da Equipe Saúde e Segurança tratou do tema Doenças Sexualmente Transmissível (DST) / Aids, assunto ainda considerado tabu por tratar-se de um tema cercado de preconceitos.

De forma bem humorada e com participação efetiva dos funcionários presentes, o personagem lembrou as consequências de atos inseguros para a saúde das pessoas quando o assunto é sexo. Usar preservativos, consultar o médico urologista e discutir sobre o assunto nos lares são fundamentais para se evitar a exposição desnecessária às doenças sexuais.

À tarde o cenário mudou-se para a sede administrativa, quando o asunto foi stress no local de trabalho, ergonomia e motivação.

Com ampla participação dos trabalhadores da Venâncio Aires, foram demonstradas situações que podem prejudicar a saúde emocional e também o que a postura inadequada traz de consequências negativas para o corpo do trabalhador.

Bem humorada, a palestra foi acompanhada pela feira da saúde com verificação da pressão arterial, taxa de glicose e medidas da circunferência abdominal e o peso dos funcionários.

No terceiro dia da Sipat CAAL, 24 de agosto, o pavilhão da segurança recebeu novamente bom público da unidade industrial para receber importantes informações sobre a saúde bucal com apresentação do cirurgião dentista Luis Fernando Guerra.

Quando se fala que a saúde começa pela boca, não se refere apenas à alimentação; uma boa saúde bocal com cuidados constantes incluindo escovação e visita ao dentista também é fator fundamental para uma corpo são.

Mais uma vez a equipe Saúde e Segurança movimentou o público da Sipat com dinâmicas divertidas e uma mensagem positiva sobre a vida, enfatizando que a motivação vem de dentro de cada um, que todos devem ter metas e perseguir com coragem o atingimento destas.

As pessoas devem fazer sempre o melhor, acreditar em seus sonhos e lutar por esses sonhos.

Além de divertida a palestra mexeu com a emoção, promoveu uma integração entre as pessoas e mostrou que a equipe da Unidade Industrial não é apenas um grupo de pessoas, mas um time que joga junto buscando sempre a vitória.

imagens
voltar