Arroz, linguiça e tradição: CAAL e arroz Saboroso brilham no 3º Festival da Linguiça Campeira de Alegrete.
A fumaça e o aroma característicos denunciavam as iguarias que seriam servidas no Parque de Exposições Dr. Lauro Dorneles. O som do acordeon, ou gaita, como é conhecida pelos gaúchos, ecoava a genuína música gaúcha por entre os diversos sabores e tipos de linguiça na trempe aquecida pelo carvão em brasa. Aromas intensos que embriagam até a alma levaram o público para a frente do estande da CAAL, durante a terceira edição do Festival da Linguiça Campeira do Alegrete que aconteceu de 4 a 6 de abril. Parceira desde a primeira edição do Festival da Linguiça Campeira, a cooperativa mais uma vez fez história, misturando tradição, sabor e hospitalidade no coração da fronteira oeste.
Durante o terceiro festival, realizado com aquele jeitão acolhedor e vibrante que só o povo alegretense sabe proporcionar, a CAAL não apenas marcou presença, foi protagonista em mais uma ação comercial e gastronômica. Como patrocinadora e apoiadora do evento, reafirmou seu compromisso com a cultura local, os produtores da região e, acima de tudo, com o sabor que une gerações em torno de uma boa mesa.
A sexta-feira já começou em clima de festa e prestígio. No estande da cooperativa, a CAAL recebeu o vice-governador do Rio Grande do Sul e sua comitiva, além de cooperados, parceiros e convidados especiais. Entre conversas sobre o futuro do agro e o papel vital das cooperativas no desenvolvimento regional, o que também se servia era história em forma de prato: um risoto de linguiça, feito com o inconfundível arroz Saboroso — produto símbolo da excelência que a CAAL leva do campo à mesa dos brasileiros.
No sábado, foi a vez de uma tradição ainda mais enraizada ganhar espaço: o arroz de china. Típico de uma era em que era servido pelas chinas aos soldados e tropeiros, pela sua praticidade e baixo custo, esse prato simples e carregado de identidade marcou a participação especial da CAAL em uma live do festival, encantando quem acompanhava a transmissão e, mais ainda, o grande público presente no parque. Servido com o arroz Saboroso, o arroz de china fez jus à sua fama de comida com alma campeira, celebrando os sabores da lida com ares de festa.
E não faltaram opções para os amantes da boa gastronomia. Linguiças artesanais de todos os tipos, temperos e modos de preparo foram apresentadas, assadas e servidas aos presentes. Com isso, a CAAL e o arroz Saboroso valorizam a produção local, prestigiando os parceiros que transformam carne e tempero em arte, reunidos em torno de um festival que já se firma como um dos mais saborosos do sul do Brasil.
Mais do que arroz e linguiça, o que se serviu no 3º Festival da Linguiça Campeira foi um banquete de pertencimento. E ali, entre uma garfada e outra, entre um chimarrão e um sorriso, a CAAL mostrou que cooperar também é cultivar cultura, valorizar raízes e alimentar o futuro — sempre com sabor e alegria.

Design sem nome – 1