CAAL forma 26 jovens aprendizes
O cooperativismo é regido por 7 princípios, entre eles o princípio número 5 que trata sobre educação, formação e informação. Por essa razão as cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dirigentes e trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das cooperativas e das comunidades onde estão inseridos.
A partir desta premissa, em 2005 a CAAL adotou o programa que permite o acesso qualificado dos jovens ao mercado de trabalho.
Atualmente o programa chama-se Aprendiz Cooperativo e tem o SESCOOP, órgão do sistema S das cooperativas como apoiador. Com duração de 16 meses e voltado para estudantes que tenham entre 14 e 24 anos, o Programa, envolve várias áreas de conhecimento. Uma parte teórica em sala de aula com lições de cooperativismo, informática, empreendedorismo, matemática financeira, introdução à administração, mercado de trabalho, meio ambiente, entre outros temas. No módulo prático, aplicam os ensinamentos dentro da CAAL, em diversos setores de atuação, durante 4 dias da semana, 4 horas por dia. A remuneração paga é o salário base da categoria onde estão alocados, proporcional às horas trabalhadas.
Até agora, cerca de 420 jovens participaram do programa na CAAL e vários aprendizes formados foram efetivados, trabalhando nos seguintes setores: administração industrial, contabilidade, recepção, informática, recursos humanos, logística e vendas. Todos atendendo a contento às necessidades e expectativas dos referidos setores, sendo uma demonstração prática de que o programa forma bons profissionais.
A turma 2017 encerrou seu ciclo e no último dia 4 de dezembro houve um café da manhã para uma despedida e agradecimento aos 26 jovens que passaram pelas unidades e setores da CAAL. Na ocasião os diretores da cooperativa enfatizaram a importância do trabalho e do estudo na formação dos jovens.
Houve também depoimento de Fernanda Souto, ex aprendiz que consolidou sua carreira na CAAL, sendo um exemplo para os jovens que desejam fazer do programa uma aprendizado para a vida.
A CAAL investe na educação dos jovens com uma visão de futuro, contribuindo na formação das próximas gerações que um dia substituirão os talentos que hoje fazem acontecer o dia da CAAL e demais organizações.