CAAL e BRDE celebram contrato para novos investimentos, durante a 47ª Expointer

Na tarde de 28 de agosto, na casa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) durante a 47ª Expointer, a Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda (CAAL) celebrou a assinatura de um contrato de crédito para investimento e custeio. O presidente da cooperativa, José Alberto Pacheco Ramos, e o vice-presidente, Eduardo Rossi, foram recebidos pela diretoria do banco para formalizar o acordo.

Durante a cerimônia, o presidente Ramos destacou a importância do apoio do BRDE ao cooperativismo, ressaltando que este suporte é fundamental para o desenvolvimento e melhoria das condições dos cooperados. Ramos lembrou ainda do grande projeto realizado em parceria com o BRDE há 20 anos, a construção da Usina Termoelétrica CAAL, que utiliza casca de arroz como combustível para a geração de energia elétrica. Ele também mencionou as melhorias significativas na qualidade das sementes beneficiadas, resultado direto das modernas instalações e equipamentos adquiridos com o apoio do banco.

O diretor de Planejamento, Leonardo Maranhão Busatto, enfatizou a importância de promover o desenvolvimento no interior do Rio Grande do Sul, facilitando o acesso ao crédito para cooperativas. Para ele, as cooperativas permitem que produtores, que isoladamente teriam dificuldade, alcancem mercados que seriam inacessíveis em um ambiente de negócios tão competitivo. Ele destacou ainda o diferencial deste financiamento, que utiliza a nova modalidade de captação de recursos via Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), oferecendo taxas de juros mais competitivas.

O diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, por sua vez, falou sobre a longa e frutífera parceria entre o banco e a CAAL. Para o banco é uma satisfação continuar oferecendo novas oportunidades de negócio para cooperativas como a CAAL, especialmente em um momento crucial para a reconstrução do Rio Grande do Sul, tão duramente afetado pelas recentes enchentes.

Para a CAAL, este é um momento de grande satisfação, pois permite dar continuidade ao seu planejamento de melhoria contínua. A cooperativa está empenhada em oferecer aos seus cooperados e clientes produtos e serviços de excelência. Com o novo financiamento, a contagem regressiva começa para a inauguração de uma nova Unidade de Beneficiamento de Sementes, totalmente renovada e preparada para entregar a melhor semente de arroz, com a qualidade e a confiança de uma organização que está no mercado há mais de 47 anos.